Turistas buscam conchas, mas encontram caranguejos em Bertioga

A invasão dos caranguejos em uma praia da cidade de Bertioga, no litoral do Estado de São Paulo, continua. Pela segunda vez, em menos de duas semanas, milhares de animais apareceram na praia de Itaguaré, atraindo a atenção de moradores, turistas e curiosos que resolveram ir até o local para acompanhar o raro fenômeno.

Apesar da história dos caranguejos ter se espalhado por todo o Brasil, algumas pessoas ainda são surpreendidas quando chegam ao local. É o caso da turista Renata Oliveira, que foi para Bertioga com vários amigos e, quando pensava que ia recolher conchas na praia, deu de cara com os caranguejos passeando pelo local. “Nós viemos passear e, do nada, nos deparamos com essa colônia imensa de caranguejos. É uma atração total”, comemora.





O espetáculo é realmente bonito mas, por outro lado, a situação é preocupante. Milhares de caranguejos estão morrendo. No momento, a prioridade da Prefeitura Municipal de Bertioga é salvar o mais rápido possível os animais que ainda estão vivos. Para se protegerem do calor, eles se escondem em centenas de buracos nas areias. Segundo especialistas, muitos estão aproveitando a situação inusitada para acasalar.

De acordo com a bióloga Milene Lira, o comportamento dos caranguejos não é normal. “É um fenômeno atípico. Isso acontece, geralmente, quando tem muita chuva e a quantidade de sal no mangue diminui. Por isso eles procuram o mar. Os caranguejos vivos estão sendo devolvidos para o mangue. O pessoal da coleta está removendo os mortos para um aterro”, explica.

Fonte: G1





Deixe seu comentário