A secretaria de saúde de Bertioga, no litoral de São Paulo, promove nesta segunda-feira (4) o início da 2ª Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios Municipal. O objetivo será atender os munícipes oferecendo exames para prevenir os casos de tuberculose além de auxiliar com tratamentos.
As atividades começam com a oficina ‘Falando sobre Tuberculose’ na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vicente de Carvalho, na Rua Epifânio Batista, 63, em Bertioga. Depois do primeiro dia outras UBSs receberão a oficina, terminando no dia 12 quando ela será realizada na Sociedade Amigos da Riviera, localizada na Rua Passeio do Ipê, 52.
Dia T
A campanha será encerrada na manhã do dia 14 com o ‘Dia T’ contra a Tuberculose, quando profissionais circularão pelas ruas da cidade distribuindo panfletos explicativos para a população na rotatória entre as avenidas Rafael Costábile e Anchieta.
Doença
A tuberculose, transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch, é provavelmente a doença infecto-contagiosa que mais ocasiona mortes no Brasil. Estima-se, ainda, que mais ou menos 30% da população mundial estejam infectados, embora nem todos venham a desenvolver a doença.