Mutirão de prevenção à dengue vai atender 3.800 imóveis até fevereiro em Bertioga

De todas as cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista, a cidade de Bertioga foi a única que reduziu os casos positivos de dengue. Por conta disso, o Município, por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde, está desenvolvendo ações preventivas e, entre elas, o mutirão preconizado pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), que visa atender, até o final de fevereiro, 3.800 imóveis em todo Município.

O mutirão, que é realizado a cada seis meses, sempre em janeiro e julho, teve início no último dia 02, e está envolvendo uma equipe formada por sete agentes de saúde municipais, 15 pessoas da frente de trabalho e mais quatro, cedidas pelo Ministério da Saúde. A coordenação dos trabalhos é comandada pela Coordenadoria de Vetores e Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde.

Além do mutirão, o coordenador de Vetores e Dengue, Antônio Sérgio de Jesus, explica que o Município está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da doença), com visitas casa a casa, pesquisando possíveis criadouros nas residências e orientando a população com a distribuição de material educativo e preventivo.

“Durante as visitas, os agentes orientam o morador sobre a importância de evitar o acúmulo de água parada. Depois de orientar e conscientizar, eles pedem à população que ajude no trabalho dos agentes separando o material e descartando”, explica.

Segundo o coordenador, em março a Prefeitura recomeçará a Operação Cata-Treco nos bairros e, após o mutirão preconizado pela Sucen, intensificará os serviços de prevenção, inclusive com nebulização da área, onde for necessário, do Centro ao Jardim Rio da Praia, trecho onde a Vigilância Epidemiológica registrou os 22 casos positivos de dengue, no decorrer de 2012.





Desde novembro de 2011, o Município vem intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, quando foi colocado em prática o Plano de Contingência de Controle à Dengue. Segundo o diretor de Vigilância à Saúde, esse plano resulta em visitas em pontos estratégicos, como oficinas mecânicas, borracharias, entre outros, para identificar e eliminar possíveis criadouros.

As ações preventivas continuaram no ano passado com a realização da Operação Cata-Treco e nebulização em todas as repartições públicas municipais na Cidade.

“Também foram preparadas equipes de trabalho para atuar no controle de vetores, na verificação de denúncias, como caixas d’água e piscinas abertas em casas fechadas, e controle de pontos estratégicos e imóveis especiais. Todas essas ações já estão sendo intensificadas neste ano de 2013”, garante o diretor.

Neste ano, segundo o diretor, não foi notificado nenhum caso positivo de dengue no Município, porém, quando há registros, cada caso é monitorado e bloqueado com agilidade e responsabilidade. “Toda população deve estar empenhada nessa luta. Graças a colaboração de todos, Bertioga está reduzindo cada vez mais o número de casos da doença”, comemora o diretor.

Plantão

Para incrementar ainda mais o trabalho desenvolvido pelos agentes em Bertioga, a Diretoria de Vigilância à Saúde determinou plantão no setor, nos finais de semana, para receber denúncias, que podem ser direcionadas ao telefone 3317-12 49.

O munícipe também pode encaminhar reclamações, fotos de possíveis criadouros (piscinas, caixas d’água, entre outros pontos), pelo email dengue.bertioga@hotmail.com. A Diretoria de Vigilância à Saúde fica na Avenida Anchieta, 1.103 – Jardim Lido.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bertioga





Deixe seu comentário