A Prefeitura Municipal de Bertioga realiza, no próximo dia 15, mais uma Operação Cata-Treco, que dessa vez atenderá o Jardim Ana Paula. A ação, desenvolvida pelas secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Vetores e Dengue, visa eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, em móveis, eletrodomésticos e utensílios deixados em quintais, acumulando água da chuva.
Antônio Sérgio de Jesus, coordenador de Vetores e Dengue do Município, lembra os moradores do bairro a dispor os materiais na calçada, em frente de casa, um dia antes da operação, ou seja, sexta-feira, que o caminhão vai passar recolhendo no dia seguinte, no período das 8 às 11 horas. Após esse horário os materiais não devem ser dispostos, uma vez que não serão recolhidos.
Durante a manhã de sábado (15), paralelo ao Cata-Treco, agentes estarão intensificando a vistoria casa a casa, com a identificação de possíveis criadouros e realização de bloqueio com aplicação de inseticidas em ralos, caixas d´água, vasos de plantas, entre outros.
Jardim Paulista
No último dia 25, a Coordenadoria de Vetores e Dengue realizou a Operação Cata-Treco no Jardim Paulista, de onde retiraram sete caminhões, de 12 m³ cada, de material que poderia se transformar em criadouros do mosquito da dengue.
Segundo o coordenador, o fundamental de todo esse trabalho é a colaboração da população, que precisa estar atenta não só em suas residências, como também a terrenos e piscinas abandonados, obras, ferros-velhos, borracharias, entre outros imóveis, que são os principais focos de proliferação do mosquito.
Percebendo qualquer situação, o munícipe deve acionar o telefone 3317-12 49, de segunda-feira a domingo (plantões de final de semana), das 9 às 16 horas, que as equipes irão verificar e acionar o responsável.
O munícipe também pode encaminhar denúncias e fotos de possíveis criadouros (piscinas, caixas d’água, entre outros pontos), pelo email dengue.bertioga@hotmail.com.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bertioga