Revela Bertioga homenageia Walter Firmo com o Prêmio Buriqui, dia 21

Bertioga está prestes a se transformar em um dos maiores cenários para fotógrafos de todo o País. No próximo dia 21 tem início a segunda edição do ‘Revela Bertioga’, cuja finalidade é revelar uma Bertioga fotogênica o ano inteiro e descobrir novos talentos do Município e região. Entre as atrações do evento, que acontecerão até 1º de dezembro, está a entrega do Prêmio Buriqui, que este ano vai para Walter Firmo, um dos maiores e mais importantes fotógrafos do Brasil.

O prêmio, idealizado pelo prefeito de Bertioga, será entregue a Firmo, na abertura do evento, dia 21, às 20 horas, na tenda montada no Parque dos Tupiniquins, no entorno do Forte São João. Na primeira edição, realizada no ano passado, o fotógrafo premiado com o Buriqui foi Araquém Alcântara.

O Revela Bertioga é para o prefeito mais um grande passo que a Cidade dá, e um sonho concretizado. “O Revela veio pra ficar. É uma grande emoção ver que a arte está tomando conta de Bertioga, descobrindo novos talentos e atraído para a Cidade grande nomes da fotografia. Esse evento é integração, é arte, é tudo o que queremos para nossa Bertioga”, comemora.

Aclamado como um dos mais importantes autores a trabalhar com fotografia colorida no Brasil, e um dos primeiros a valorizar e divulgar a contribuição da cultura negra em seu trabalho, Walter Firmo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1937. Autodidata, começou a carreira no jornal carioca Última Hora, em 1957, passando a colaborar com o Jornal do Brasil em 1960. Cinco anos mais tarde integrou a equipe inaugural da revista Realidade, que o tornou nacionalmente conhecido.

Depois de trabalhar para diversas publicações da Bloch Editores, criou em 1973 a agência Câmara Três, em associação com Sebastião Barbosa e Claus Meyer, mas a deixou no ano seguinte para fotografar para a sucursal da revista Veja, no Rio de Janeiro.

Firmo foi diretor do Instituto Nacional da Fotografia da Fundação Nacional de Arte no período compreendido entre 1986 e 1991. Com a extinção do INFoto, no governo Collor, foi reintegrado em 1994, passando a atuar na nova Área de Fotografia da Funarte, pela qual se aposentou em 2007.

Publicou os livros: Walter Firmo: Antologia Fotográfica (1989); e Nas Trilhas do Rosa (1996); Paris: Paradas Sobre Imagens (2005); Brasil: Imagens da Terra e do Povo (2009). Ganhador do prêmio Esso de reportagem de 1963, pela série de cinco reportagens “Cem dias na Amazônia de ninguém”, foi premiado sete vezes no Concurso Internacional de Fotografia Nikon, conquistando ainda o Prêmio Golfinho de Ouro concedido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro em 1985.





Revela

Além do Prêmio Buriqui, a segunda edição do Revela Bertioga deste ano traz uma programação extensa, com atividades que acontecerão na Casa da Cultura, no Forte São João e no Parque dos Tupiniquins. .Além das diversas saídas para expedições fotográficas em ambientes históricos, urbanos e naturais aquáticos e terrestres, haverá uma tenda no parque, onde serão realizadas palestras, workshops, oficinas e rodas de ideias.

A curadoria do evento encerrou as duas convocatórias (exposição coletiva ‘Bertioga Revelada’ e ensaios fotográficos ‘Revelações de Bertioga’) e já fez a seleção tanto para a exposição coletiva quanto para os ensaios.

De acordo com o curador, Zé Zuppani, para a exposição coletiva a curadoria recebeu 400 fotografias, enviadas por 75 pessoas. Dessas, 60, de autoria de 53 fotógrafos diferentes, foram escolhidas para a exposição. Com relação ao ‘Revelações de Bertioga’, a curadoria recebeu 20 ensaios e selecionou dois, que terão a oportunidade de expor 10 fotos de seu ensaio, no Forte São João.

Para Zé Zuppani, em relação ao ano passado, houve um significativo aumento da qualidade das fotografias que chegaram até a curadoria. “São fotografias de boa qualidade técnica e artística, e uma coisa interessante é que não há diferenciação entre amadores e profissionais”, diz Zuppani, ressaltando que a exposição coletiva, formada por 60 obras, chama a atenção principalmente por ser formada pela população de Bertioga, onde foram incluídas também pessoas que frequentam a Cidade. “Neste ano, recebemos fotos de pessoas de toda a Baixada Santista, Mogi das Cruzes e São Paulo, mostrando que o evento já ultrapassou os fronteiras de nosso Município”, comemora.

Para esta edição já estão confirmados alguns grandes nomes do mundo da imagem como, Eraldo Peres, Delfim Martins, Fábio Knoll, Maurício Simonetti, Derli Mello, Renato Soares, Marcos Issa, Tuca Vieira e Sérgio Ranalli. Eles estarão expondo os seus trabalhos no Parque dos Tupiniquins, no entorno do Forte São João. Cada um deles vai expor 12 fotografias.

Confira toda programação do Revela Bertioga por meio do site revelabertioga.com.br/ . Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 3319-9150.

O Revela Bertioga é realizado pela Prefeitura do Município, com o apoio dos conselhos municipais de Turismo (Contur) e de Políticas Culturais (CMPC).





Deixe seu comentário